A importância do trabalho com a família

Diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 19: “Toda criança e adolescente tem o direito a ser criado e educado por sua família e ter assegurada a convivência familiar e comunitária” – mas quem é essa família sobre a qual devemos debruçar o olhar e cuja participação é fundamental no trabalho com crianças, adolescentes e jovens visando à educação integral?

No vídeo A importância do trabalho com a família, com duração de 4’05”, a pedagoga, doutora em Serviço Social, professora da Universidade Anhanguera de São Paulo (Unian) e integrante do Conselho Consultivo do Cenpec, Isa Guará, coloca em perspectiva os conceitos de matricialidade sociofamiliar, dentro do qual, no contexto da Assistência Social, “não se olha mais o sujeito individualmente, mas a família como um todo”; e de território, que leva em consideração as relações presentes no lugar em que se vive como uma referência importante de proteção.

A partir daí, experiências concretas de organizações da sociedade civil (OSCs) são apresentadas, mostrando não apenas a importância de envolver a família nas ações socioeducativas direcionadas a crianças, adolescentes e jovens, mas os ganhos que essa abordagem produz.

“Nosso foco é a criança e o adolescente, mas não poderíamos desenvolver nenhum trabalho em que o adulto, a família, o responsável por essa criança não pudesse mudar essa mentalidade […] de quais direitos a criança tem, de como ele poderia contribuir para que as políticas públicas pudessem ser implementadas de uma forma eficiente”, diz Maria Lúcia de A. Saraiva, do Conselho de Pais de Campos Sales (CE). “O tempo tem mostrado pra nós que vale a pena acreditar”, conclui Líria Inez Balestieri, do Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente (Cecap) de Paranavaí (PR).

O vídeo conta ainda com depoimentos de Alessandra Maria da Silva e Gilmara M. da Cruz Silva, da Fundação Gol de Letra, e da mãe Adriana Moraes, que tem filhos atendidos no Cecap.

Assista ao vídeo:

 

Materiais relacionados

CENPEC. A articulação de organizações e escolas para a garantia de direitos de crianças, jovens e adolescentes. Vídeo elaborado para a 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, com o tema “Educação integral: aprendizagem que transforma” (Fundação Itaú Social/Cenpec). São Paulo, 15 abr. de 2015. Disponível aqui. Acesso em: 9 jun. 2015.

GUARÁ, Isa. As ONGs e a garantia de direitos de crianças e adolescentes: a visão da família na proteção social: depoimento [2 jun. 2015]. São Paulo: Cenpec. Entrevista concedida ao Prêmio Itaú-Unicef. Disponível aqui. Acesso em: 17 ago. 2015.

MORTARA, Adriana et al. Seminário Nacional Tecendo Redes para Educação Integral. São Paulo: Cenpec, 2006. Disponível aqui. Acesso em: 26 ago. 2015.

Tagsação socioeducativa, adolescente, criança, família, jovem, Prêmio Itaú-Unicef, proteção social

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)