Avaliação: construindo parâmetros das ações socioeducativas

Considerando seus mais de 20 anos de história e devido ao reconhecimento público que confere a projetos socioeducativos promovidos por organizações da sociedade civil (OSCs) em parceria com escolas públicas, o Prêmio Itaú-Unicef dedica especial atenção ao processo de avaliação de seus participantes. Nesse contexto, a publicação Avaliação: construindo parâmetros das ações socioeducativas traz uma consistente base teórica, que pautou a seleção das OSCs na 6ª edição do Prêmio (2005-2006), ecoando uma construção histórica anterior que também reverbera nas edições subsequentes.

Com 128 páginas, a publicação tem o objetivo de “contribuir com os agentes públicos e da sociedade civil que têm suas práticas profissionais voltadas para o campo socioeducacional e, especialmente, objetiva orientar o processo de avaliação do Prêmio Itaú-Unicef”. Estruturada como um processo formativo que se inicia com uma discussão sobre os conceitos de igualdade, equidade, iniquidade, desigualdade, diversidade e diferença e sobre as Metas do Milênio, com base em uma síntese do Relatório da situação da infância e adolescência brasileiras: diversidade e equidade – pela garantia dos direitos de cada criança e adolescente, publicado pelo Unicef em 2003, evolui para um aprofundamento do conceito de ação socioeducativa e seus impactos nas políticas públicas e no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens com base na concepção destes como sujeitos de direito, um dos fundamentos da educação integral.

Em seguida, o texto aborda os conceitos de avaliação formal e participativa e as abordagens quantitativa, qualitativa e quali-quantitativa (ou pluralista), e conclui-se com um roteiro dos critérios e referenciais de avaliação específicos da 6ª edição do Prêmio Itaú-Unicef. Com contribuições de Maria Júlia Azevedo, Maria do Carmo Brant de Carvalho, Selma Marques Magalhães, Celia T. Sanda, Nazira Arbache, Yara Brandão B. Lopes e da Equipe Educação e Comunidade, a obra traz ainda uma extensa bibliografia de referência.

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Tagsações socioeducativa, avaliação, organizações, OSC, premiação

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