Caderno de apoio à gestão escolar

Com 127 páginas, o Caderno de apoio à gestão escolar busca fortalecer o processo pedagógico por meio do registro das práticas de gestão escolar e das formações realizadas em 2016 para a elabo­ração do Plano de Educação Integral do município de Itabira (MG), no âmbito do Programa Aprender Mais.

A publicação está organizada em sete partes, além das referên­cias utilizadas. A primeira é basilar e sustenta as demais: a perspec­tiva de educação integral da política educacional do município de Itabira. A segunda trata do papel do gestor, contemplando as prin­cipais funções e responsabilidades do segmento. A terceira par­te aborda os principais processos de gestão (gestão pedagógica, de pessoas, físico-financeira e de articulações e redes) que nos interessam nesse contexto, apresentando os ele­mentos essenciais de uma escola que cumpre seu papel pelo olhar dos gestores de Itabira. Além disso, registra inquietações e desafios para a implementação da educação integral pela visão desses gestores.

Mais sobre a iniciativa

Desde 2004, a Secretaria Municipal de Educação de Itabira (SME-Itabira) vem implementando políticas de melhoria da qualidade da educação na rede municipal de ensino. Ao longo do ano de 2015, a SME deu mais um passo nessa direção. Em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Itaú Social, investiu esforços no mapeamen­to do que já vinha sendo realizado e das necessidades e expectati­vas da rede. Investiu, também, em um intenso processo de escuta dos atores implicados com a educação no município: gestores e técnicos da SME e das escolas, além de educadores, estudantes e familiares.

Para baixar a publicação, você deve fazer seu cadastro ou login na plataforma, clique aqui!
Tagseducação integral, formação, gestão, gestão escolar

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Total de 0 comentário(s)