Colóquio de Educação Integral

Existente desde 1995, o Prêmio Itaú-Unicef tem contribuído para a visibilidade de ações socioeducativas de organizações da sociedade civil (OSCs) envolvidas com educação integral e com o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, além de fixar parceiros como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Canal Futura.

Cada edição do prêmio ocorre durante dois anos: nos anos ímpares, acontecem a avaliação dos projetos e a premiação em si. Nos anos pares, as ações de formação, que contribuem para o desenvolvimento e a capacitação das organizações participantes. Foi no contexto das ações de formação ocorridas em 2010 que se realizou, em junho daquele ano, o Colóquio de Educação Integral, no qual os participantes compartilharam experiências e discutiram os desafios da educação integral no Brasil.

O documento de 110 páginas contém a transcrição das propostas e dos debates que ocorreram no Colóquio e conta com intervenções de Dulce Critelli, Gilberto Dimenstein, Danilo de Melo Souza, Macaé Evaristo, Jailson de Souza Silva, Raquel de Souza, Sueli de Lima, Jaqueline Moll e Lino de Macedo, além dos relatórios narrativos dos grupos temáticos do encontro, produzidos por Isa Guará, Eloisa de Blasis e Maria Estela Bergamin.

Dentre os temas de educação integral abordados, encontram-se a intencionalidade pedagógica, o território, os desafios da gestão e experiências como as do bairro-escola em São Paulo (SP), realização da Associação Cidade Escola Aprendiz, e de ações de educação integral vivenciadas por gestores e organizações da sociedade civil em cidades como Belo Horizonte (MG), Nova Iguaçu (RJ), Palmas (TO) e Rio de Janeiro (RJ). Metodologias de referência, como a Mandala dos Saberes, desenvolvida pela Casa da Arte de Educar para a educação integral, e propostas trazidas por programas como o Mais Educação também são abordadas.

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Tagscurrículo, formação, intencionalidade pedagógica, ONG, organização, OSC, território

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