Videoconferência: Conceitos e práticas de comunicação na educação

Fundamentada na comunicação como ferramenta de fortalecimento da parceria entre OSC e escola pública, essa videoconferência contou com a mediação de Fernando Rossetti, jornalista, licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas com especialização em Direitos Humanos pela Universidade Columbia, em Nova York, e fundador da Cidade Escola Aprendiz; e participação de Alexandre Le Voci Sayad, jornalista e educador, fundador do Media Education Lab; e da psicóloga Izabel Brunsizian, graduada em Ciências Ambientais e Psicopedagogia e mediadora do Prêmio Itaú-Unicef.

O debate foi estruturado em três pontos: a comunicação em si; a parceria entre OSC e escola; e a educação integral – e explorou as alternativas em que a comunicação tem sido utilizada na educação, a fim de ampliar o repertório dos espectadores.

Internet, educomunicação, ecossistema comunicativo, viralização e bring your own device (do inglês “traga seu próprio dispositivo”, uma política que permite aos estudantes o uso de seus equipamentos pessoais – notebooks, tablets, smartphones etc. – em ambientes educativos) foram abordados pelos participantes, em uma conversa que focalizou as novas linguagens digitais. “Hoje, não se consegue falar com o jovem se não for digital”, diz Alexandre Le Voci.

Assista à videoconferência na íntegra (1h3min39s).

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LOMONACO, Beatriz; BRUNSIZIAN, Izabel. Organização da sociedade civil e escola pública: uma parceria que transforma. São Paulo: Cenpec; Fundação Itaú Social, 2015. Acesso em: 31 ago. 2016.

MANSUTTI, Maria Amábile; TRINDADE, Mônica. As ONGs e os desafios da educação integral: depoimento [13 ago. 2013]. São Paulo: Cenpec. Entrevista concedida ao Prêmio Itaú-Unicef. Disponível aqui. Acesso em: 31 ago. 2016.

Tagsações socioeducativas, adolescente, comunicacao, educação integral, educomunicacao, internet, jovem, OSC, parceria, Prêmio Itaú-Unicef

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