Debate Virtual: Direito das mulheres na educação

Para falar da importância de se abordar o tema de gênero nas escolas e outros espaços educativos, a plataforma Educação&Participação realizou em fevereiro de 2016 um bate-papo que contou com a participação de Kelly Sugiyama. Com graduação em História pela Universidade Estadual Paulista de Assis (Unesp), Kelly é professora de Ensino Fundamental II na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pracinhas da Feb, localizada na zona sul de São Paulo. Desde 2014 desenvolve projetos, incluídos no Programa Mais Educação em São Paulo, que buscam problematizar as relações de gênero na sociedade.

Durante a conversa, a professora também deu dicas de como se trabalhar, na prática, com os alunos temas sobre gênero e sexualidade falou sobre os desafios desse trabalho.

“Vivemos em uma sociedade que é machista e heteronormativa e que vai agredir as mulheres constantemente e de muitas maneiras. Boa parte do preconceito existe por causa da falta de conhecimento, da falta de informação e por isso não quero que meus alunos deixem de vivenciar o tema em sua formação, como aconteceu comigo, até para não cristalizar certos preconceitos”, conta.

Segundo ela, “não dá para pensar em uma escola que forme um cidadão se não traga essa problemática. Ainda que a escola seja uma instituição disciplinar, ela pode ser um espaço de práticas de transformação”.

Assista ao vídeo na íntegra:

 

 

 

 

Tagscurrículo, diversidade, equidade, gênero, igualdade, mulheres

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)