Educação integral – Miração Filmes

Ao mostrar o trabalho desenvolvido pela Organização Cultural Alternativa (OCA), esse vídeo de 11’38” da Miração Filmes discorre sobre os conceitos da educação integral e seu papel no desenvolvimento pleno do ser humano como pessoa, cidadão e sujeito da história a partir das falas de especialistas e personalidades como Macaé Evaristo, Antonio Jacinto Matias e Maria de Salete Silva – e também com depoimentos de educadores, pais, crianças e adolescentes.

“Um homem integral é aquele que consegue fazer a inter-relação do conhecimento adquirido, relacionar-se com o lugar onde vive e conseguir transformar esse lugar”, explica a educadora Luciene Silva. Já para Renata Paredes, coordenadora pedagógica, houve avanços na educação: o fato de as pessoas aprenderem de diferentes formas e em diferentes tempos, por exemplo, é algo a ser considerado hoje em dia.

Jovens também são entrevistados, como é o caso de Mateus Correia, estudante de 14 anos, que faz parte do grupo que ensina de tudo um pouco às crianças (dança, música, brincadeira) e considera bacana poder contribuir com seu conhecimento. Aliane da Silva, por sua vez, é mãe e comemora o fato de as crianças demonstrarem um aprendizado diferente na escola a partir do momento que passaram a frequentar a organização.

A proposta da educação integral, diz o vídeo, não tem um modelo predefinido. Ela contempla várias opções possíveis para os diferentes contextos e realidades. Tirar partido dessas diferenças e fazer do diálogo um veículo para a construção de identidades é indispensável para uma educação que se quer integral e integradora.

Assim, a escola que  contribuiu com a aquisição do conhecimento formal e deu aos alunos os instrumentos para a leitura, escrita, Matemática, História, Geografia, hoje rompe seus muros e amplia experiências educativas. As comunidades, articuladas, podem criar múltiplos espaços para a aprendizagem e somar saberes – e o caminho passa por reconhecer crianças, adolescentes e jovens como indivíduos com características próprias, dotados de conhecimentos a serem trocados na escola.

Assista ao vídeo.

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GUARÁ, Isa. As ONGs e a garantia de direitos de crianças e adolescentes: o papel das ONGs na educação integral: depoimento [2 jun. 2015]. São Paulo: Cenpec. Entrevista concedida ao Prêmio Itaú-Unicef. Disponível aqui. Acesso em: 31 ago. 2016.

MANSUTTI, Maria Amábile; TRINDADE, Mônica. As ONGs e os desafios da educação integral: depoimento [13 ago. 2013]. São Paulo: Cenpec. Entrevista concedida ao Prêmio Itaú-Unicef. Disponível aqui. Acesso em: 31 ago. 2016.

Tagsações socioeducativas, adolescente, criança, educação integral, educadores, jovem, Miração Filmes, OSC, parceria, Prêmio Itaú-Unicef, professores

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