Manifestação Cultural Jovens Urbanos: a poética jovem dos extremos norte e sul da cidade

A cidade de São Paulo não é necessariamente um território cindido, e o diálogo entre os jovens que vivem na periferia e o espaço urbano, que passa a ser passível de uma intervenção com vistas a lhes dar voz e expressão, são algumas das ideias por trás da mostra Manifestação cultural Jovens Urbanos: a poética jovem dos extremos norte e sul da cidade, realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2013 no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo (SP).

Com curadoria da especialista em juventude Celia Pecci e colaboração do fotógrafo André Bueno e da artista plástica Tarsila Portella, a exposição é resultado das produções artísticas dos participantes da 8ª edição do Programa Jovens Urbanos, realizada nos distritos de Brasilândia e Capão Redondo, e levou para a avenida Paulista uma coleção de cerca de 40 trabalhos de fotografias, lambe-lambes, designs de moda e de mobiliários, vídeos, grafites e músicas feitas pelos próprios jovens ao longo de 20 experimentações realizadas naquele ano, com orientação de 14 especialistas, na perspectiva da educação integral.

O vídeo, elaborado especialmente para a mostra, tem quase 11 minutos de duração e destaca o percurso realizado pelos jovens, por meio de entrevistas com personagens como os educadores Alan Cunha e Dimas Reis, o artista Sylvio Ayala, , Ivy Moreira e Fernanda Andrade, do Cenpec, e, é claro, os próprios jovens.

No conjunto, demonstra-se que a construção do diálogo entre cidade e juventude é possível e, por sua vez, produz como resultado um ganho duplo: a redescoberta do território pelo próprio jovem, que se apropria do espaço urbano e entra em contato com diferentes técnicas artistas; e uma oportunidade para que a cidade e os adultos absorvam suas ideias, manifestações, sensibilidades e contestações por meio da arte. A direção e a produção do vídeo são de André Bueno e Thiago Goms.

Assista ao vídeo:

 

 

Materiais relacionados

SANTOS, Wagner (Coord.). Jovens Urbanos: sistematização de uma metodologia. São Paulo: Cenpec, 2008.

MARCON, Kenya J. (Org.). Articulando tecnologias sociais para o desenvolvimento integral do jovem [Jovens Urbanos/Gamt]. São Paulo: Fundação Itaú Social/Cenpec/Gamt, 2014.

Tagscidadania, circulação, desenvolvimento integral, direitos, juventude, território

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)