ONGs e escolas: olhares que tecem uma educação integral

Esse vídeo de 8’32” dá a dimensão da potencialidade do trabalho conjunto entre escolas e organizações da sociedade civil (OSCs) para uma educação integral de qualidade, permitindo à criança, ao adolescente e ao jovem desenvolver aprendizagens que talvez não desabrochassem em um ambiente estritamente acadêmico.

A importância do apoio da OSC é demonstrada logo no início, com o relato de diferentes aprendizagens a que crianças e adolescentes tiveram acesso por meio desse trabalho. Outras potencialidades incluem a ampliação de repertório, que permite ao educando intervir em sua própria realidade; a melhora na socialização e no desempenho escolar; e o auxílio na criação de um ambiente de diálogo com as famílias.

Com depoimentos de Edilane Mello, da Associação Olhos de Águia; Maria Isabel Somme, da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim (ICA); Seomara Guedes Rodrigues, da EMEB Dona Sinhazinha; Valclécia  Trindade, da Associação Eremim; e de educadores e educandos atendidos pelas organizações, o vídeo demonstra que a parceria entre OSC e escola pública é capaz de contribuir para a plenitude do desenvolvimento da criança e do adolescente em um rico processo de trocas.

Assista ao vídeo.

Materiais relacionados

LOMONACO, Beatriz; BRUNSIZIAN, Izabel. Organização da sociedade civil e escola pública: uma parceria que transforma. São Paulo: Cenpec; Fundação Itaú Social, 2015. Acesso em: 31 ago. 2016.

MIRAÇÃO FILMES. Educação integral. São Paulo: Miração Filmes, 2011. Vídeo produzido para o Prêmio Itaú-Unicef. Disponível aqui. Acesso em: 31 ago. 2016.

GUARÁ, Isa. As ONGs e a garantia de direitos de crianças e adolescentes: o papel das ONGs na educação integral: depoimento [2 jun. 2015]. São Paulo: Cenpec. Entrevista concedida ao Prêmio Itaú-Unicef. Disponível aqui. Acesso em: 31 ago. 2016.

Tagsações socioeducativas, adolescente, articulação, criança, educação integral, jovem, OSC, parceria, Prêmio Itaú-Unicef

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)