Parcerias na educação integral

Com cerca de 25 minutos, o vídeo Parcerias na educação integral reúne especialistas da área, como gestores, educadores sociais, diretores de centros de educação, coordenadores de organizações, entre outros, que relatam suas experiências na parceria entre organizações e escolas públicas.

O intuito é mostrar como essa parceria se dá na prática. Para isso, o vídeo aborda as ações do Programa Tempo de Escola, de São Bernardo do Campo.

“Atualmente, temos parceria com oito organizações da cidade, com cerca de 400 profissionais ao todo. Resolvemos fazer a parceria porque, para implementar o programa de educação integral no município, vimos a necessidade de trabalhar com pessoas que têm um conhecimento mais profundo das comunidades: o skatista, o grafiteiro, o professor de capoeira. Nesse sentido, vimos que trabalhar com as organizações foi a possibilidade de trabalhar com esses profissionais”, explica Grace Luciana Pereira, coordenadora do Programa Tempo de Escola.

No vídeo, também há entrevistas com pais de crianças que participam do Programa, nas quais relatam as contribuições da iniciativa para a aprendizagem de seus filhos.

“Meus dois filhos participam quase todos os dias do projeto e, em ambos, percebi uma enorme mudança: eles estão muito mais afetivos e conseguem se expressar muito melhor. Eu vejo que isso reflete na escola também. Pelo fato de a organização receber uma quantidade menor de crianças e possuir também menos professores, há uma promoção da autonomia das crianças e por isso elas acabam se ajudando e aprendendo uma com a outra. Como um dos meus filhos é autista, ele tem muita dificuldade em se concentrar para fazer uma prova escrita, e por isso a professora dá prova oral para ele. Como aqui ele faz aula de canto, ele melhorou muito a comunicação, e isso refletiu em sua avaliação escolar também”, relata Jackeline Costa Batista, mãe de alunos participantes do Programa.

Assista ao vídeo:

 

Tagsescola, família, organizações, OSC, parceria, políticas de educação integral

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 1 comentário(s)

  •    Pe. José Carlos  em 
         Educação&Participação respondeu em