Tendências para a Educação Integral

Resultado de um trabalho de dois anos realizado pela Fundação Itaú Social sob coordenação técnica do Cenpec, que permeou o desenvolvimento de projetos e seminários, o Tendências para a educação integral foi lançado em 2011 com o objetivo de contribuir para o debate qualificado sobre a educação integral, revelando temáticas, modalidades, arranjos curriculares, tempos, espaços, saberes e aprendizagens contidos na implementação de sua política no Brasil.

Sendo um marco para o tema, a publicação compreende a educação integral como uma política fundamentada na concepção de uma educação que desenvolva em sua integralidade as dimensões física, afetiva, cognitiva, intelectual e ética, de que crianças e adolescentes precisam e que desejam, além de ser uma resposta da maior importância à proteção integral do grupo infantojuvenil.

Com 108 páginas, o material está dividido em seis capítulos, “Educação: Brasil”, “Educação: finalidades e objetivos”, “Escolas: administração e organização”, “Horário integral (educação)”, “Política educacional” e “Sociologia educacional”.

Firmando um compromisso pela defesa da educação integral como parte da política pública de educação, a publicação é dirigida a educadores que atuam no âmbito das redes escolares, das organizações e dos governos, a todos os setores mobilizados em torno da causa da educação integral.

O material apresenta, ainda, o panorama do debate sobre o tema e seu impacto na agenda pública nacional, algumas das principais concepções que se destacam para discutir o conceito de educação integral na atualidade, os desafios que se colocam à sua implantação e ampliação no país e as especificidades da avaliação e do monitoramento que a educação integral exige.

 

Fonte de referência:

Vários autores.

Coordenação e organização da publicação: Eloisa De Blasis

Iniciativa: Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Coordenação técnica: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)

Tipo de publicação: Material didático

Ano de publicação: 2011

Palavras-chave: educação integral, escola, organização escolar

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Tagsampliação do tempo escolar, cidade educ, currículo, desenvolvimento integral, infraestrutura e espaço, políti, políticas públicas, tendências, território

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