Visão integrada: políticas públicas e garantia de direitos

Com exemplos como o Bolsa Família, a especialista em educação e políticas públicas Maria de Salete Silva endossa a importância da articulação de programas de assistência integrada no Brasil nesse vídeo de 3’58”.

É importante notar que, diferentemente de alguns países que implementaram políticas de transferência de renda sem nenhuma condicional e que detectaram um impacto positivo somente na economia local, o Bolsa Família vai além e impõe condicionais como forma de impulsionar políticas públicas.

Maria de Salete Silva cita ainda o caso do programa BPC na Escola, que já ajudava financeiramente crianças com deficiência, mas sem a garantia de que frequentavam a escola. A fim de ampliar e desenvolver o programa, foram feitas mais de 100 mil visitas domiciliares. Esse acompanhamento individual permitiu uma importante ação integrada de assistência e educação.

Assista ao vídeo.

Materiais relacionados

SILVA, Maria de Salete. As ONGs e a garantia de direitos de crianças e adolescentes: instrumentos legais para a garantia de direitos: depoimento [18 ago. 2014]. São Paulo: Cenpec. Entrevista concedida ao Prêmio Itaú-Unicef. Disponível aqui. Acesso em: 31 ago. 2016.

SILVA, Maria de Salete. As ONGs e a garantia de direitos de crianças e adolescentes: contexto atual das crianças e adolescentes: direitos e políticas públicas: depoimento [18 ago. 2014]. São Paulo: Cenpec. Entrevista concedida ao Prêmio Itaú-Unicef. Disponível aqui. Acesso em: 31 ago. 2016.

SILVA, Maria de Salete. As ONGs e a garantia de direitos de crianças e adolescentes: a ONG e a articulação com as políticas públicas: depoimento [18 ago. 2014]. São Paulo: Cenpec. Entrevista concedida ao Prêmio Itaú-Unicef. Disponível aqui. Acesso em: 31 ago. 2016.

Tagsadolescente, assistência social, Bolsa Família, BPC na Escola, criança, jovem, políticas públicas, Prêmio Itaú-Unicef, proteção social, risco e vulnerabilidade

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)