Educação&Participação

Atividade que estimula os jovens a conhecer o calendário de eventos de sua cidade.

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  • O que éO que é

    Atividade que estimula os jovens a conhecer o calendário de eventos de sua cidade.

  • PúblicoPúblico

    Crianças, adolescentes e jovens.

  • MateriaisMateriais

    Filp chart ou cartolina, sulfite, cadernos ou blocos para anotações, tesoura, cola e canetas hidrográficas coloridas, mapa de ruas do bairro, gravador, computador, data show, guias culturais de jornais, tesoura, cola, canetas hidrográficas coloridas.

  • EspaçoEspaço

    Sala da organização/escola, com visitas a locais do bairro.

  • DuraçãoDuração

    Duas sessões de 90 minutos.

  • FinalidadeFinalidade

    Divulgar e criar eventos culturais e desportivos na cidade e participar deles.

Na prática

diverso

Como desenvolver?

1a sessão:

Para iniciar, acolha as crianças e jovens, forme um grupo e apresente cartazes contendo fotos ilustrativas (para obter imagens consulte: Google imagens) de atividades culturais e esportivas tais como: propagandas de filmes, lançamento de livros e/ou de CDs, jogos de futebol em estádios, atividades ao ar livre em praças ou ruas de lazer com danças, brincadeiras, pintura, escultura, capoeira, etc.

Peça aos alunos que comentem o material e pergunte se eles já participaram de eventos como estes, se têm preferências por alguns, quais experiências semelhantes já tiveram, quais  gostariam de vivenciar.

A seguir, informe a todos que esta oficina tem duas finalidades: promover discussão sobre a importância da diversão e do lazer na qualidade de vida das pessoas e  ajudar as crianças e jovens a buscar informações em mídias  e em instituições da cidade sobre eventos culturais e/ou desportivos que acontecem na cidade.

Em continuidade, problematize: Sair da rotina esfria a cabeça? Como sair da rotina? Quais as vantagens do lazer e da diversão? E as desvantagens? Oportunize comentários e anote as impressões.

A seguir, promova uma atividade de pesquisa. Para tanto, divida a turma em quatro grupos e organize um roteiro como o seguinte, por exemplo:

Consulta a guias culturais (suporte virtual ou em papel): verificar a data, a editora responsável, os principais temas, eventos em evidência na semana ou no mês;

Consulta a guias culturais (virtual ou em papel): explorar as diversas modalidades de diversão e lazer de programas gratuitos: cinema, shows musicais, peças teatrais, atividades esportivas, exposições, museus, turismo, acampamentos, etc.

Para pesquisar sobre lazer e diversão sugerimos:
http://tvig.ig.com.br/diversao/index.htm
http://entretenimento.uol.com.br/
http://entretenimento.globo.com/

Consulta a guias televisivos (virtuais ou em papel): explorar variedades de programas televisivos e identificar eventuais novidades da semana ou do mês;http://www.solbrilhando.com.br/Arte_e_Cultura/TV_Programacao.htm
http://www.hagah.com.br/programacao-tv/jsp/default.jspx?operadora=15 
http://www.buscatematica.com/tv.htm

Consulta a guias radiofônicos (virtual ou em papel): identificar as diversas modalidades de programas e identificar eventuais novidades da semana ou do mês:http://supersitesdaweb.com/Noticias/Radios.html
http://www.planetasites.com/radios.html

Com dados levantados pelos grupos,  pergunte os que mais interessaram às crianças e aos jovens, compartilhe conclusões e organize uma síntese que ofereça um painel geral de atividades de lazer e diversão que podem ser praticadas:

   Modalidades possíveis
   Modalidades gratuitas e agências promotoras
   Novidades televisivas
   Novidades radiofônicas
   Modalidades de preferência da turma

Para fechar esta parte. indique para a turma a variedade de opções de lazer/cultura que podem ser praticadas e a importância dessas atividades na qualidade de vida das pessoas, além do reconhecimento legal já existente desses direitos no Estatuto da Criança e do Adolescente e no do Idoso.

Para conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente acesse o endereço:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm – 355k

Para conhecer o Estatuto do Idoso acesse o endereço:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm – 101k

Estes instrumentos legais, por exemplo, vêm promovendo a responsabilização crescente do Estado no setor e facilitaram a existência de leis que permitem pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos, para crianças, jovens até 17 anos e idosos (acima de 60 anos).

Informe ao grupo que na próxima sessão desta oficina será oferecida oportunidade das crianças e jovens entrarem em contato com as opções de lazer, de diversão e de cultura em sua cidade

2ª sessão:

Para conhecer as possibilidades de lazer, diversão e cultura da cidade onde moram, as crianças e jovens serão convidadas a uma visita à Prefeitura da localidade ou à Secretaria de Cultura e Secretaria de Esportes e Lazer. Nesses locais entrevistarão responsáveis e coletarão, caso existam, fôlderes de divulgação dos eventos organizados pela municipalidade.

Uma saída para conhecer equipamentos sociais é sempre importante para as crianças e os jovens. Para evitar atropelos é importante tomar algumas providências antecipadamente, tais como:

  Agendar a visita;

  Informar-se se no dia escolhido as pessoas responsáveis pelos locais estarão disponíveis para atender o grupo;

  Conhecer previamente, se possível, os espaços a serem visitados;

  Obter autorização dos pais e/ou responsáveis para a saída;

  Verificar a necessidade de lanche;

  Organizar um roteiro do percurso – as ruas e avenidas que serão percorridas no caminho de ida e da volta da escola/organização até o local e divulgá-lo para o grupo, antes da saída;

  Dispor de um mapa das ruas da cidade para poder mostrar o percurso a ser feito;

  Providenciar máquina fotográfica, telefones celulares com câmera e gravadores para o registro das entrevistas.

Tomadas as providências iniciais é importante preparar o grupo para a saída, de modo  que todos saibam antes o que vão fazer e conhecer.  Aqui, o mais importante serão as entrevistas com os responsáveis da Secretaria de Cultura e de Secretaria de Esportes e Lazer (consulte neste banco a oficina “Entrevista com Esportista”).

Nessas entrevistas, as crianças e os adolescentes deverão conhecer as oportunidades de lazer, diversão, cultura e esportes oferecidas pela Prefeitura local à população de maneira geral e às crianças e adolescentes em particular.

Precisarão também recolher fôlderes e panfletos que contenham informações de eventos e/ou de programas oferecidos.

De volta à escola/ organização recupere os registros feitos, promova uma conversa com o grupo e organize uma síntese que contenha impressões e descobertas, principalmente as relativas aos eventos e programas de lazer, diversão, cultura e esportes promovidos na cidade.

Depois, convide a turma a escrever notícias sobre as informações coletadas e publique-as no jornal mural da escola/instituição. Não se esqueça de solicitar a todos que divulguem as informações junto a seus familiares.

Para finalizar, retome a pergunta inicial e discuta novamente as questões propostas no começo desta oficina: Sair da rotina esfria a cabeça? Como sair da rotina? Quais as vantagens do lazer e da diversão? E as desvantagens?

Muito provavelmente, depois deste trabalho o grupo terá ampliado conhecimentos sobre o assunto e talvez queira acrescentar informações às impressões que expressaram no início da oficina. Registre os novos conhecimentos da turma e não se esqueça de promover comparações entre o que sabiam de partida e o que aprenderam no decorrer do trabalho.

Hora de avaliar
Organize com o grupo um álbum ilustrado da oficina contendo o passo a passo, os textos dos alunos e uma impressão pessoal sua, educador, sobre o que foi feito. Divulgue este álbum na instituição/escola.

Para ampliar

O que mais pode ser feito?

Pesquisas sobre os tipos de lazer e de diversão comuns entre crianças e jovens de outros países, outras épocas mais antigas (por exemplo, há 100 anos ou 1000 anos) ou ainda por crianças de outras etnias.

Estudo revela hábitos de vários povos nas férias

Lazer aos domingos

Com apoio dos educadores e de lideranças comunitárias, sugerir que crianças e jovens organizem: clubes de fotografias, de cinema, de leitura, de rádio, etc.

 Grupos esportivos para a realização de eventos, por exemplo: caminhadas pela cidade, corridas, jogos entre instituições/escolas.
 Grupos musicais e teatrais para apresentações em eventos.
 Grupos de gastronomia.
 Grupos de paisagismo e jardinagem.
 Grupos de artes plásticas.
 Grupos de construção de brinquedos e da montagem de brinquedotecas

Para saber mais.

Se quiser ampliar conhecimentos sobre o assunto veja também

Sentidos e significados de tempo de lazer na atualidade: Revista Vida SimplesRevista Superinteressante

Gostou?

Acesse também a oficina”Brincadeiras que vão e que vem“, deste banco.
Obs: Os links informados na oficina foram visitados em 08 de setebro de 2015,  às 17h30min.

Participe

Eu fiz assim…

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