Educação&Participação

Conjunto de atividades que visam oferecer vivências para desenvolver maior resistência no desempenho de atividades físicas.

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  • O que éO que é

    Conjunto de atividades que visam oferecer vivências para desenvolver maior resistência no desempenho de atividades físicas.

  • PúblicoPúblico

    Adolescentes e jovens.

  • MateriaisMateriais

    Relógio, papel sulfite, cadernos ou blocos para anotações, roupas confortáveis, tênis.

  • EspaçoEspaço

    Em ambiente aberto.

  • DuraçãoDuração

    Em várias sessões de aproximadamente 30 minutos cada uma.

  • FinalidadeFinalidade

    Melhorar o desempenho em atividades físicas, para atingir bem-estar na vida pessoal, no trabalho e nos estudos.

Na prática

atividade3

Como desenvolver?

Acolher o grupo e explicar que as atividades de preparo físico têm por objetivo melhorar o desempenho em atividades físicas, para atingir bem-estar na vida pessoal, no trabalho e nos estudos.

Para iniciar, organize com o grupo um plano de atividades físicas que envolva sessões semanais alternadas de no máximo trinta minutos cada uma.

Atente para que estas sessões não tenham o objetivo de formar atletas, mas de oferecer maior resistência nas atividades físicas para crianças e jovens. Por isso, elas podem envolver a realização de atividades lúdicas.

Não se esqueça de solicitar sempre uma autorização médica para iniciar as atividades físicas.O trabalho poderá se realizar, por exemplo, da seguinte forma:

* Aquecimento (atividades variadas como alongamento, caminhada leve) – 05 minutos;

* Desenvolvimento (atividades variadas: pular corda; sentar e levantar, subir e descer escadas; cambalhotas; estrela;  dançar forró, salsa, samba no pé, rap, etc,;  jogar queimada, futebol, basquete, handebol, etc.) – 20 minutos

* Volta à calma (atividades variadas de  relaxamento e alongamento) – 05 minutos

Na organização do plano com o grupo, explique os fundamentos das etapas das sessões:

* O aquecimento: vem antes dos exercícios propriamente ditos e tem a finalidade de elevar a temperatura dos músculos para evitar câimbras e/ou lesões musculares.

* O desenvolvimento: são exercícios variados com a finalidade de conquistar progressivo condicionamento físico.  É sempre aconselhável variar os exercícios de modo a evitar impactos indesejáveis na musculatura e nas articulações, em especial nos joelhos.

* Volta à calma: O relaxamento ao final das atividades serve para evitar tonturas que poderiam ser causadas pela parada brusca de movimentos intensos.

Clique aqui para visualizar algumas sugestões de atividades:

Sugestões de atividades:

* Alongamento

*  Jogos

queimada

amarelinha

lenço atrás

pique com bola

basquete lúdico

vôlei lúdico

handebol lúdico

* Dança

Forró

Break dance

Salsa

Samba no pé

Rap

* Exercícios variados

Cambalhota

Estrela

*  Relaxamento

Hora de avaliar
Nas diversas sessões solicite aos participantes que registrem de tempos em tempos, por exemplo, uma vez a cada quinze ou vinte dias, o  número de exercícios feitos nos tempos programados; os metros/quilômetros caminhados nos tempos previstos; o tempo sem interrupções para descanso nas atividades (corridas, jogos, dança, subidas e descidas de escada, pular corda, etc.).Com base nos dados registrados, ajude as crianças e os jovens a organizar tabelas que cruzem informações (por exemplo: tempo / número de exercícios; tempo de exercício e tempo de descanso). A leitura dessas tabelas informará a cada um  e ao grupo as conquistas de condicionamento físico.

 

Para ampliar

O que mais pode ser feito?

* Organização de sessões coletivas de condicionamento físico envolvendo as crianças e os jovens e seus familiares.

* Filmagem das atividades para o acompanhamento dos progressos conquistados pelas crianças e jovens.

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