Início

  • O que éO que é

    Leitura com fantoches e dedoches.

  • PúblicoPúblico

    Crianças e adolescentes.

  • MateriaisMateriais

    Livros de hstórias, palitos, massa de modelar, argila, tinta guache.

  • EspaçoEspaço

    Na instituição (em salas, em brinquedotecas, em pátios, etc.)

  • DuraçãoDuração

    Em 1 hora e 20 minutos, num total de 4 sessões de 30 minutos.

Na prática

millais_boyhood_of_raleigh

Ações e Dinâmicas

Construir fantoches de palito, dedoches (fantoches para dedos) e bonecos de massa ou argila, a partir da história. Contar a história/fábula/lenda/conto, mostrando a figura ou contando através de fantoches, bonecos de argila ou massa de modelar.

Após ter contado ou lido o texto proposto, o educador entrega aos educandos a massa de modelar ou a argila, nas quais os alunos farão uma pequena escultura a respeito da história. Os alunos devem ser estimulados a usar sua criatividade.

Caso seja utilizada a argila como material para a construção das esculturas, o professor fará um outro momento, após a secagem da argila, para que se pintem esses bonecos, caracterizando assim as personagens construídas pela criança. Ao término, é feita uma apresentação para as crianças menores.

 

Participação das crianças e/ou adolescentes

As crianças participam escolhendo temas e materiais para serem usados. A única regra estipulada é não faltar às ações, pois o grupo prioriza a seqüência, que tem histórias (livros) que precisma ser trabalhadas em mais de um encontro.

Aprendizagens que esta oficina propicia às crianças e/ou adolescentes

Contribui para a formação de um leitor criativo e crítico.
Organização autora da oficina

Oficina de leitura proposta pelo Projeto Baú dos Sonhos – Alegria de Saberes, da ONG Projeto Efraim, inscrito na 10ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef.

Gostou?

Então acesse a oficina “Uma Biblioteca Viva”, que incentiva a leitura por meio de formação de rodas de leitura de histórias pela instituição

Para ampliar

Eu fiz assim…

Você já realizou esta oficina?
Nos comentários abaixo, conte para nós: o que deu certo? O que precisou ser modificado? O que foi ampliado? Ajude a plataforma a aprimorar o Banco de Oficinas!