Início

  • O que éO que é

    Oficina de inclusão digital.

  • PúblicoPúblico

    Crianças e adolescentes.

  • MateriaisMateriais

    Computadores com acesso à internet.

  • EspaçoEspaço

    Laboratório de informática.

  • DuraçãoDuração

    4h e 30min, divididas em 3 sessões de 1h e 30min cada.

Na prática

digital

Ações e dinâmicas

Momento 1: Boas vindas. Após isso, perguntar: Quem conhece esta máquina chamada computador?

Momento 2: Trabalhar um dos seguintes assuntos: O que é a Internet?; Utilizando o “mouse”; Área de trabalho; Navegador Mozilla Firefox; Como fazer pesquisas na internet? (sites de busca); Prática de pesquisa.

Momento 3 : Pesquisa na Internet, utilizando dois dos temas transversais abaixo (após a pesquisa, discutir sobre o assunto, propondo soluções a partir da realidade de cada pessoa):

1. Acabar com a fome e a miséria; 2. Educação Básica de qualidade para todos; 3. Igualdade entre sexos e a valorização da mulher; 4. Combateàa Aids, à malária e outras doenças; 5. Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente; 6. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Momento 4: Tempo de navegação livre e encerramento.

 

Participação das crianças e/ou adolescentes

 

Cada criança utilizou um computador durante a oficina. Geralmente, adota-se a regra do permanecer sentado, sempre olhando para a frente ou para o computador, levantando a mão para falar; aqui entra também a regra do passar a bola, como uma equipe. Para isso, precisa-se trabalhar em conjunto. Obs.: O professor de informática elabora as regras quando está fazendo o seu plano de aula.

 

Aprendizagens que esta oficina propicia às crianças e/ou adolescentes

 

Familiarizar-se com o computador e com as pesquisas na intenert; desenvolver  curiosidade e  interesse sobre o tema da informática.
Organização autora da oficina

Oficina de inclusão digital proposta pelo Projeto Escolinha De Futebol “Jogando Para Vida”, da ONG Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), inscrito na 10ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef.
Gostou?

Então acesse a oficina “Pesquisa na internet, onde eu encontro?”, que promove a apropriação dos procedimentos de busca e de seleção de informação no mundo virtual. Clique aqui.  

Participe

Eu fiz assim…

Você já realizou esta oficina?
Nos comentários abaixo, conte para nós: o que deu certo? O que precisou ser modificado? O que foi ampliado? Ajude a plataforma a aprimorar o Banco de Oficinas!

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 1 comentário(s)

  •    Estefânia  em