Educação&Participação

Produção coletiva de um painel contra a homofobia.

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  • O que éO que é

    Produção coletiva de um painel contra a homofobia.

  • PúblicoPúblico

    Adolescentes e jovens.

  • MateriaisMateriais

    Dicionários, folhas de papel pardo, pincéis atômicos, projetor e acesso à internet, tarjetas de cartolina nas cores verde, vermelha e amarela.

  • EspaçoEspaço

    Sala de atividades.

  • DuraçãoDuração

    Um encontro de 1h30 (uma hora e trinta minutos).

  • FinalidadeFinalidade

    Desenvolver atitudes de respeito e convivência com as diferenças entre seres humanos.

  • ExpectativaExpectativa

    Acolher o diferente, garantir os direitos de cidadania no dia a dia da sala de aula e da vida.

Na prática

homem com bandeira gayAntes de os adolescentes entrarem na sala, coloque um cartaz grande na parede, com o título da oficina: HOMOFOBIA, NÃO!

Anuncie que o assunto da oficina será homofobia. Pergunte se já ouviram essa palavra e se sabem o significado dela. Oriente-os para que procurem nos dicionários disponíveis e que alguém consulte os dicionários on-line do computador disponível na sala.

Segundo o dicionário de Aurélio Buarque de Holanda, homofobia significa repulsa ou preconceito contra a homossexualidade ou os homossexuais.

E o que significa homossexualidade? Segundo o mesmo dicionário, homossexualidade significa “atração ou interesse sexual pelo mesmo sexo”.

E se?

Caso perguntem se homossexualidade é o mesmo que homossexualismo, explique que, apesar de alguns dicionários considerarem os dois termos como sinônimos, atualmente, usa-se a palavra “homossexualidade”, em vez de “homossexualismo”, porque até a década de 1970 do século XX homossexualismo caracterizava uma doença mental. Foi só em 1973 que a Associação Americana de Psiquiatria retirou o termo do rol das doenças mentais e, em 1993, foi retirado também da lista da Classificação Internacional de Doenças (CID). Então, a palavra “homossexualismo” carrega o significado de doença que lhe conferiu o contexto histórico.

Os homossexuais, assim como outros grupos sociais vítimas de discriminação – como os negros, as mulheres, os indígenas, os travestis e transexuais, os idosos e pessoas com deficiência –, têm lutado para garantir seus direitos constitucionais de cidadãos e, graças às suas lutas e às de pessoas que apoiam a causa, conseguiram muitos avanços.

Durante um longo período da história da humanidade, a homossexualidade foi considerada crime. Ainda hoje, em alguns lugares no mundo leva à pena de morte, como na Arábia Saudita, na Mauritânia ou no Iêmen.

No entanto, ao mesmo tempo, em vários outros lugares do mundo (como nos Países Baixos, na Espanha, no Canadá e em vários estados dos Estados Unidos), inclusive no Brasil, o casamento civil entre homossexuais é permitido.

O casamento igualitário, ou homoafetivo, existe no Brasil desde 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou uma resolução determinando que todos os cartórios do país realizassem casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A decisão, contudo, não tem a mesma força que uma lei e pode ser contestada por juízes, dificultando o processo. Estamos, portanto, ainda longe de vivermos em uma sociedade justa e sem preconceitos.

Convide os estudantes a assistirem ao vídeo Não fique calado diante da homofobia, hospedado no site YouTube e produzido pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro (Ceds), publicado em agosto de 2015. Ele traz depoimentos de pessoas atingidas pela violência contra homossexuais, transexuais e travestis.

Após a projeção, abra um debate sobre a questão. O vídeo lida com depoimentos e não com ficção. Um adolescente perdeu a vida e outras pessoas sofreram violência física e psicológica.

O que os alunos pensam sobre o assunto?

Rainbow 2Após algum tempo de discussão, explicite que há duas dimensões a serem consideradas na questão: a dimensão ética (quem dá o direito a alguém de agredir o outro?) e a legal (isso pode?). Problematize as duas com eles.

Em seguida, apresente os marcos legais da nossa legislação sobre o assunto. A Constituição de 1988 proíbe qualquer tipo de discriminação contra os cidadãos, em seu artigo 5º (Título II – Dos direitos e Garantias fundamentais – Capítulo I– Dos direitos e deveres individuais e coletivos).

O artigo afirma que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. No detalhamento do artigo 5º, o inciso I trata da igualdade entre os sexos; o inciso VIII versa sobre a igualdade de credo religioso; o inciso XXXVIII trata da igualdade jurisdicional. O inciso XLI do artigo 5º determina que “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”. Portanto, agredir o outro, além de injusto, é crime.

A partir dessa discussão, proponha que montem um painel com frases contra a homofobia, elaboradas em duplas, para desencadear uma campanha de mobilização a respeito do assunto. Disponha pela parede as folhas de papel pardo para que registrem suas frases.

Faça uma rodada de exposição para que as duplas identifiquem a frase produzida e registrada no painel e explicitem o que as levou desenvolverem essa frase para o registro.

Para ampliar

Parada Gay São Paulo 2014 - 03Hora de Avaliar

Apresente as tarjetas de cartolina para a avaliação da oficina: de cor verde (positiva), amarela (neutra) e vermelha (negativa). Cada um escolherá uma tarjeta da cor que representa sua opinião e afixará em uma folha de papel pardo, ao lado do painel.

O que mais poderá ser feito?

Os estudantes podem levar esse painel para outros locais da instituição e promover um debate mais amplo com a participação de outras turmas, convidando pessoas e/ou OSCs ligadas à legislação e aos direitos humanos para se aprofundarem sobre o tema.

Fontes de referência

>> Especial: Como a etimologia pode ajudar na propagação do preconceito.

>> Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos.

>> Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

>> Vídeo: Pra que time ele joga?        

 

Participe

Eu fiz assim…

 

Nesse espaço você pode postar suas impressões sobre o desenvolvimento das oficinas, dizendo-nos o que deu certo, o que precisou ser modificado, o que deu errado. Com isso, você nos ajuda a aperfeiçoar o banco, além de contribuir com sugestões para outros possíveis usuários.

Você pode participar de diferentes formas:

Envie um relato sobre a experiência em realizar esta oficina – escreva um texto relatando como foi o resultado, incluindo, se possível, imagens e vídeos, e mande para o e-mail oficina@educacaoeparticipacao.org.br.

Nossa equipe vai analisar o material e seu relato pode ser publicado nesta plataforma.

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Total de 1 comentário(s)

  •    Márcia  em 
         Educação&Participação respondeu em