ONGs Participantes do Prêmio Itaú-Unicef

Oficina de leitura em espaço público.

Início

  • O que éO que é

    Leitura de livros de histórias na praça.

  • PúblicoPúblico

    Crianças.

  • MateriaisMateriais

    Livros, barbante e elástico, tapetes para a leitura.

  • EspaçoEspaço

    Praça pública.

  • DuraçãoDuração

    Encontros quinzenais com 50 minutos cada um.

Na prática

nao_le_para_mim

Ações e Dinâmicas
A oficina se propõe a libertar a imaginação e o pensamento dos participantes para que possam viajar pelas histórias e fábulas contadas em inúmeros livros, bem como estimular a leitura e reunir crianças desde a primeira infância e moradores do entorno, atraídos pela curiosidade de terem livros pendurados nas árvores de uma praça. O ideal é que a praça escolhida tenha mesas para acomodar os leitores. Na oficina criada pela ONG Centro de Estudos Alternativo Comunitário, os livros foram doados ou adquiridos pela instituição, e a ação ocorreu na praça do Boi Lambeu, comunidade do Guandu Velho, e na quadra de areia do mesmo local.
A oficina se inicia com um convite à participação e com a separação de turnos com líderes infantis que divulgam e incentivam o comparecimento.
No dia da ação, tudo começa com uma roda para fazer exercícios de respiração e relaxamento, seguidos por cantos. Depois, os participantes são direcionados para a árvore do desejo, na qual os livros foram dispostos previamente, pelos auxiliares.
Os livros são amarrados por barbantes e por elásticos. O objetivo disso é demonstrar que alguns livros estão ao alcance e outros podem fugir das mãos do leitor se houver descuido, tornando prazerosa não só a leitura, como o cuidado para o livro não pular das mãos, levando o participante a perder o final da história.
A atividade termina com todos sentados em roda. Cada um expressa sua aventura no maravilhoso mundo do saber, do aprender e do imaginar.

Participação das crianças e/ou adolescentes

As crianças chegam aos poucos e vão logo se enturmando com o universo proposto. As regras? Cada um deve escolher um livro e deixar a imaginação fluir. Seria interessante haver, no entorno das mesas, tapetes coletivos de leitura para que eles possam deitar e ler e para que outros assumam a cadeira de contador de história, demonstrando o que aprenderam.
Aprendizagens que a oficina propicia às crianças e/ou adolescentes

A oficina propicia o incentivo à leitura, a descoberta de um mundo novo através das páginas do livro, a possibilidade de levar o livro para casa e reler ou contar a história para outras pessoas. Há também o exercício do respeito mútuo, quando se faz silêncio para que outro participante se enverede pela história, além de trabalhar a liberdade de expressão, o uso de espaços públicos e a convivência.
Organização autora da oficina

Oficina de leitura proposta pela ONG Centro de Estudos Alternativo Comunitário, do Rio de Janeiro (RJ), inscrita na 10ª edição do Prêmio Itaú-Unicef.
Gostou?
Então, acesse a oficina “Uma biblioteca viva”, que também propõe a formação de rodas de leitura e a descoberta de possibilidades de fruição estética.

Participe

Eu fiz assim…

Você já realizou esta oficina?
Nos comentários abaixo, conte para nós: o que deu certo? O que precisou ser modificado? O que foi ampliado? Ajude a plataforma a aprimorar o Banco de Oficinas!

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 2 comentário(s)

  •    Eliane Nardy Oliveira  em 
         Educação&Participação respondeu em 
  •    Karina Costa Ferreira  em 
         Educação&Participação respondeu em