Educação&Participação

Conhecimento de site musical de relacionamento.

Início

  • O que éO que é

    Navegação e pesquisa, por site musical de relacionamento.

  • PúblicoPúblico

    Adolescentes e jovens

  • MateriaisMateriais

    Computador com acesso à internet, data show.

  • EspaçoEspaço

    Na sala de informática.

  • DuraçãoDuração

    Um encontro de 90 minutos.

  • FinalidadeFinalidade

    Ampliar as possibilidades de uso de redes sociais, por meio da música.

  • ExpectativaExpectativa

    Acessar a rede com autonomia e responsabilidade; fazer amigos, na rede, por afinidade de gosto musical.

Na prática

Como desenvolver?

Inicie a oficina investigando se fazem uso de redes sociais, quais, com que frequência e que conteúdos acessam ou postam. Provavelmente, a maioria utiliza a rede para trocar informações a respeito da vida pessoal e saber o que interessa à moçada no momento: o que se fala, de quem ou sobre o quê, ou ainda para obter mais dados sobre alguma instituição ou serviço.

Pergunte se conhecem outro tipo de rede de relacionamento que tem como foco outras atividades, como profissionais ou musicais, por exemplo.

Diga que vai apresentar-lhes um site de compartilhamento de músicas, que promove relacionamento entre os usuários. Não é interessante?

Projete no data show o site Grooveshark, que é aberto e gratuito. O acervo é bem amplo: vai de Caetano à Mc Naldo, passando por Bob Dylan, Mutantes, Maria Callas e muitos outros.  Ao fazer a busca por artista, o site sugere artistas relacionados, o que pode levar o jovem a ampliar seu leque musical. Além disso, por ser uma rede social, é possível comentar e ler os comentários de outros usuários. Dessa forma, pode-se fazer amigos, por afinidade.

O interessante é que o site possibilita também que se tornem DJs, porque é possível criar uma lista de músicas e disponibilizá-las. Da mesma forma que os comentários, eles podem ser seguidos ou seguir outros, ou seja, conhecer e ouvir músicas escolhidas por outras pessoas. Para usufruírem das possibilidades que o site oferece, é só seguirem o tutorial anexo. Eles terão 60 minutos para explorar o site e dar início à criação de sua própria rádio.

E se?
Se demonstrarem dificuldade em seguir o tutorial, faça junto com eles, no coletivo. Oriente que, em duplas, acessem o site e sigam, juntos com você, os passos do tutorial, um a um.

Hora de avaliar

Nos 20 minutos finais da oficina, reúna os estudantes para realizar uma avaliação. Como foi o processo de criação? Que descobertas fizeram no site? O que mais os agradou? O que apresentou dificuldade? O que mudariam? E a dupla, combinou bem? Como conciliaram os interesses pelas músicas e autores? O que faz a diferença entre essa rede social e as demais que conhecem?

 

Para ampliar

O que mais pode ser feito?

Com a ajuda do professor de Arte, os estudantes poderão fazer uma pesquisa de alguns movimentos musicais  importantes que ocorreram no Brasil: bossa-nova, tropicália, música de protesto, samba e funk, estudando o conteúdo das letras, observando os diferentes ritmos e melodias, assim como sua expressão na dança. O que eles revelam sobre a nossa cultura? Como descrevem o Brasil: a sociedade, o papel dos homens e das mulheres? A pesquisa pode ser fomentada também por documentários sobre artistas e movimentos musicais.

Também podem promover um debate sobre direitos autorais, convidando alguns músicos para debater o assunto.

Para saber mais

A internet trouxe uma nova dinâmica à indústria da música. Atualmente, artistas são revelados ao público, via internet, sem intermédio da imprensa ou das gravadoras. Além disso, cresce o número de artistas que disponibilizam músicas gratuitamente na rede, apesar dos movimentos pelos direitos autorais, tendo como motivo razões ideológicas ou comerciais, por preferir atingir mais rapidamente, um público maior.

A forma “como consumimos música” mudou com a sociedade em rede. Não é mais necessário comprar Lps ou Cds; a música pode ser ouvida e compartilhada de qualquer lugar, desde que haja um computador ou celular.

Embora a difusão venha sendo discutida, a forma não sofreu alterações. A música continua a ser um importante meio de comunicação, de manifestação de valores, sentimentos, crenças e identidades.

A música está presente em todas as sociedades, na vida cotidiana e nos momentos especiais, como cerimônias, festas, manifestações tradicionais e ritos de passagem. Enfim, é a expressão de culturas.  De mais a mais, quem canta seus males espanta!

Fontes de Referência

Link para site que disponibiliza trilha de filmes

Link para matéria do brasileiro que é um dos desenvolvedores do Grooveshark

Dica com links para 60 documentários sobre música Brasileira

As transformações do Brasil pela música de Chico Buarque (Link aqui)

Música e sociologia

 

Obs: Os links informados na oficina foram visitados em 04 de julho de 2015, às 17h.

Participe

Eu fiz assim…

Você já realizou esta oficina?
Nos comentários abaixo, conte para nós: o que deu certo? O que precisou ser modificado? O que foi ampliado? Ajude a plataforma a aprimorar o Banco de Oficinas!

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)