ONGs Participantes do Prêmio Itaú-Unicef

Reconstituição da história local.

Início

  • O que éO que é

    Produção da linha de tempo do local onde vivem, a partir de pesquisas na internet e de entrevistas com moradores.

  • PúblicoPúblico

    Para crianças e adolescentes.

  • EspaçoEspaço

    Na sala de informática.

  • DuraçãoDuração

    Quatro meses, com duas aulas semanais, de duas horas cada.

Na prática

historia

Ações e dinâmicas

A atividade se inicia através de uma roda de conversa, na qual são levantadas algumas questões relevantes sobre a história da escola ou da instituição e do território.

Após isso, fazer pesquisas, nos sites da escola ou da instituição e em sites de busca, sobre essa história (o surgimento, seus objetivos, etc). Depois, assistir um vídeo apresentando a história do bairro, elaborado pelas agentes comunitárias da região. Iniciar a pesquisa de campo, entrevistar moradores e fotografar diversos pontos da comunidade. Elaborar painéis com os materiais que produziram, formando a linha do tempo, desde a construção do local até os dias atuais

 

Participação das crianças e/ou adolescentes

Os alunos devem realizar a atividade de forma dinâmica e participativa e interagir entre e si e com a comunidade. Além disso, fazer pesquisas, leituras, escritas, trocar informações entre eles, debater as questões elaboradas, avaliar os conteúdos a serem trabalhados, questionar a forma da montagem dos painéis, opinar sobre como fazê-los e finalizar com a realização de um lindo e interessante trabalho que relate a história do local.

 

Aprendizagens que esta oficina propicia às crianças e/ou adolescentes

Ressaltar o lado crítico e questionador dos alunos, para que sejam capazes de avaliar, questionar e solucionar situações do seu cotidiano.


Organização autora da oficina

Oficina de Informática proposta pelo Projeto Memória e Identidade, da ONG Núcleo Educacional Antonieta Chaves Cintra Gordinho, inscrito na 10ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef.


Gostou?

Então acesse a oficina:

Memórias do Nosso Lugar, que recupera memórias das pessoas sobre o lugar.Clique aqui.

Participe

Eu fiz assim…

Você já realizou esta oficina?
Nos comentários abaixo, conte para nós: o que deu certo? O que precisou ser modificado? O que foi ampliado? Ajude a plataforma a aprimorar o Banco de Oficinas!

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 1 comentário(s)

  •    Gislaine  em 
         Educação&Participação respondeu em