ONGs Participantes do Prêmio Itaú-Unicef

Oficina sobre Direitos e Cidadania.

Início

  • O que éO que é

    Reflexão sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.

  • PúblicoPúblico

    Crianças.

  • MateriaisMateriais

    ECA, Declaração Universal dos Direitos da Criança e do Adolescente, folhas de sulfite, lápis coloridos,

  • EspaçoEspaço

    Na instituição, em uma sala especifica para atender crianças, com espaço para leitura e jogos pedagógicos, assim como uma área externa onde são realizadas algumas atividades e brincadeiras dirigidas a fim de trabalhar a interação e socialização dos conhecimentos adquiridos.

  • DuraçãoDuração

    A oficina tem a duração de 3 horas, sendo 2 horas e 30 minutos de atividades temáticas, e 30 minutos de atividades recreativas.

Na prática

a2

Ações e Dinâmicas


Num primeiro momento, é feito uma dinâmica inicial e explanação sobre o ECA e a Declaração Universal dos Direitos da Criança e Adolescente; após isso é realizado um bate- papo em que as crianças falam sobre quais são os direitos que vivenciam no seu dia a dia, em casa, na escola e na comunidade.

Após isso, fazem uma reflexão com a música “Meu direito de ser criança”, sobre o direito à educação, saúde, lazer, respeito, entre outros. Após essa reflexão, cada criança fica responsável por confeccionar desenhos, falando de um direito e de um dever que praticam no seu cotidiano. Após o término da confecção dos desenhos, é feita uma apresentação dos trabalhos e o porquê da escolha. Na avaliação do dia, colocam o que eles gostaram e o que eles acreditam que deveriam melhorar. Após isso, dá-se início a atividades recreativas. No caso, foi trabalhada a brincadeira “coelhinho sai da toca”, que tem como objetivo o trabalho em equipe.

Participação das crianças e/ou adolescentes

As crianças participam dando sua contribuição sobre o assunto e apresentando para a turma quais direitos elas conhecem, de que forma  contribuem para garantir seus direitos na escola e na comunidade. Adota-se como regra o respeito à realidade e à diversidade de cada criança. No início do projeto é realizado, com as crianças, os combinados, as regras de convivência e, em cada mês, é trabalhado um princípio diferente.

Aprendizagens que esta oficina propicia às crianças e/ou adolescentes

Esta oficina propicia para as crianças o conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Aprendem ainda, os meios para reivindicar que os seus direitos sejam assegurados e como compartilhar o aprendizado com a família, os amigos e a comunidade.

Organização autora da oficina

Oficina de leitura proposta pelo Projeto Protagonismo Infanto-juvenil – Projeto Infância Cidadã, da ONG Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável – ADEIS, inscrito na 10ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef.


Gostou?

Então acesse a oficina “O ECA e eu”, que desenvolve uma reflexão sobre a condição legal da criança e do adolescente no Brasil. Clique aqui. 

Participe

Eu fiz assim…

Você já realizou esta oficina?
Nos comentários abaixo, conte para nós: o que deu certo? O que precisou ser modificado? O que foi ampliado? Ajude a plataforma a aprimorar o Banco de Oficinas!

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)