Educação&Participação

O Projeto Decomposição dos Materiais integra o Projeto Socioambiental do PPP da Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, situada em Cocais do Alto, zona rural da cidade de Coronel Fabriciano, Minas Gerais.

Na prática

O Projeto Decomposição dos Materiais integra o Projeto Socioambiental do PPP da Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, situada em Cocais do Alto, zona rural da cidade de Coronel Fabriciano, Minas Gerais.

Nasceu da percepção da falta de preservação dos recursos naturais da comunidade.

A escola está em uma região rural, turística, muito procurada pelos moradores da cidade e de cidades vizinhas, em busca da calma, da beleza natural e das muitas cachoeiras que abriga e que, por isso, precisa ser cuidada e preservada. Além disso, tratar do meio ambiente é uma forma de valorizar, junto às crianças e aos jovens, o trabalho realizado por suas famílias na plantação e na colheita e o lugar a que pertencem.

Assim, os professores começaram a levar as crianças para visitar as cachoeiras, as nascentes, observar a poluição do ribeirão, como também a problematizaras consequências do plantio do eucalipto na região e a ausência de fossas sépticas.

Na escola, o Projeto Socioambiental abrange todas as turmas de alunos, de todos os anos, desde a Educação Infantil até o nono ano e é desenvolvido por várias disciplinas articuladas. O Projeto Decomposição dos Materiais, que faz parte dele, é destinado aos estudantes do 5º ano e envolve a disciplina de Ciências e a oficina de Reciclagem, do programa Mais Educação, além de atividades permanentes da professora titular da classe. A escolha dos projetos socioambientais por turmas é feita no início do ano e os professores planejam semanalmente a articulação das atividades.

O projeto Decomposição de Materiais teve a duração de aproximadamente dois meses e envolveu pesquisas dos alunos, em casa e na escola, sobre o descarte de embalagens e as formas conscientes de consumo.

Veja uma aula da turma do 5º ano, com a profª Íria, de Ciências, sobre o tempo de decomposição de diferentes materiais.

Aula de Ciências – Ciclo de Decomposição de Materiais

 

Agora, veja uma oficina de reaproveitamento de materiais, com a professora Edivânia, na qual eles constroem vasos com garrafas pet para plantar flores para enfeitar os muros da horta. Após o plantio, as crianças são convidadas a falar sobre a oficina, fazendo uma avaliação das atividades.

 

O que tem a dizer as professoras sobre as atividades desenvolvidas do Projeto?

Depoimento das professoras

 

 

Veja, a seguir, o depoimento da gestora  e da coordenadora da escola sobre o Projeto.

 

 

Para ampliar

Para saber mais

Educação no campo

 

 

Fonte de Referência:

Projeto Socioambiental da EM Maria Conceição Ataíde.

Contato com a escola: (31) 9128 32 04

 

Gostou?

Acesse também a oficina “Você conhece os 5 R?”

Participe

Eu fiz assim…
Nesse espaço você pode postar suas impressões sobre o desenvolvimento das oficinas, dizendo-nos o que deu certo, o que precisou ser modificado, o que deu errado. Com isso, você nos ajuda a aperfeiçoar o banco, além de contribuir com sugestões para outros possíveis usuários.

Você pode participar de diferentes formas:

Envie um relato sobre a experiência em realizar esta oficina
Escreva um texto relatando como foi o resultado, incluindo, se possível, imagens e vídeos, e mande para o e-mail oficina@educacaoeparticipacao.org.br. Nossa equipe vai analisar e seu relato pode ser publicado neste site.

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Total de 0 comentário(s)