Educação&Participação

Atividade lúdica com desenhos animados e música erudita.

Início

  • O que éO que é

    Atividade lúdica com desenhos animados e música erudita.

  • PúblicoPúblico

    Crianças e jovens, a partir dos 08 anos.

  • MateriaisMateriais

    Gravações (em vídeo) de desenho animados, gravações (em áudio) das músicas dos desenhos escolhidos, aparelhos para reprodução de vídeo e música, flip chart,, pincel atômico para anotações.

  • EspaçoEspaço

    Sala onde seja possível ouvir músicas e assistir a vídeos.

  • DuraçãoDuração

    Uma sessão de 90 minutos (esse tempo pode variar em função do desenho animado escolhido).

  • FinalidadeFinalidade

    Desenvolver o gosto pela escuta de música erudita. Perceber a música como forma de comunicação. relacionar a música a outras formas de expressão artística.

Na prática

 

Como desenvolver?

O primeiro passo é escolher o desenho animado e a música.

Para ilustrar a realização desta oficina, utilizaremos o episódio “The flying cat” (O gato voador), da série animada Tom e Jerry, no qual se executam trechos da “Grande Valsa Brilhante” de Chopin, uma das mais conhecidas do compositor polonês.

Reúna os participantes num círculo e pergunte-lhes sobre as músicas de que gostam e que costumam ouvir. Explore um pouco o gosto musical deles, solicitando que expliquem o que há nas músicas que as fazem ser apreciadas.

Continue a conversa dizendo que nesta sessão você proporá a escuta de uma música muito famosa e conhecida.
Por fim, inicie a reprodução da música. Não é necessário nesse momento executar a música inteira, mas apenas um pequeno trecho:  no caso da Grande Valsa Brilhante, os primeiros 60 segundos bastam, porque neles já aparece o trecho registrado no desenho animado.

Interrompa a reprodução mesmo que haja protestos e provoque o grupo como algumas questões “Vocês conhecem essa música?”, “De onde?”, “Gostaram dela?”, “Que instrumentos musicais são usados?”. Deixem que falem livremente sobre o trecho ouvido.

E se ?

Se você perceber que o grupo não conhece os instrumentos utilizados na música, como se trata de música erudita executada por músicos e orquestra, em vez de ouvir apenas, pode-se exibir um vídeo em que a música é executada. Assim, todos poderão ver como ela é tocada, com quais instrumentos, etc.

Em seguida, anuncie que a música ouvida faz parte da trilha sonora de um conhecido desenho animado, e problematize: “Qual será?”. Feito isso, convide os participantes a assistirem ao desenho.

Terminada a exibição, converse com os participantes sobre a função da música no desenho: para que serve, como ela ajuda a dar sentido à história, se ela se harmoniza com as ações das personagens, que outras músicas poderiam substituí-la, etc.

Registre uma síntese dessa conversa. Encerre a sessão anunciando de que música se trata: indique o nome da música, o ano em que foi composta, o nome do compositor e informações sobre a vida e a obra dele, imagens dele, se houver. Por fim, convide o grupo a ouvir a íntegra da composição.
Hora de avaliar

Retome os registros, e destaque a relação que o grupo estabeleceu entre a música e o desenho animado. A partir disso, converse sobre a função da música nas nossas vidas, com questionamentos como: “Por que gostamos de música?”, “O que a música representa para nós?”. Encerre a conversa solicitando que cada um fale sobre a música de que mais gosta e, se for em forma de canção, ela poderá ser cantada.

Para ampliar

O que mais pode ser feito?

O trabalho com música erudita não se encerra aqui. Você poderá:

 Solicitar que o grupo assista a outros desenhos animados e ouça as músicas utilizadas na trilha sonora, pesquisando sobre elas.

. Organizar uma sessão de audição das músicas preferidas do grupo.

Trazer extratos de outras composições eruditas e ouvir trechos em dia específico da semana, no início ou fim das atividades, estabelecendo uma rotina de apreciação musical.

Propor pesquisas sobre a origem dos instrumentos musicais citados pelo grupo.

Convidar músicos da comunidade a falarem sobre seus gostos musicais, os instrumentos que tocam, os compositores de que mais gostam, etc.

Para saber mais

No site “Música de desenhos animados”, há uma infinidade de sugestões que podem orientar sua escolha. Você pode obtê-los a partir de CDs e DVDs com suas gravações, em sites como Youtube ou 4shared há links para músicas e desenhos.

O gosto dos participantes, por mais diverso que seja, jamais deverá ser considerado como menor ou ruim. É muito comum que nos manifestemos, ainda que silenciosamente, por meio da expressão fisionômica, em relação ao gosto musical dos outros.

Lembre-se de estamos falando, no momento, apenas de gosto musical, não de qualidade musical.

Alguns exemplos que podem ser utilizados:

CHOPINGrande Valsa Brilhante em Mi bemol Maior, Op. 18DESENHO – TOM E JERRY

“The Flying Cat” (1952)

 

ROSSINI

Abertura “Guilherme Tell”

DESENHO – MICKEY MOUSE

The Band Concert (1935)

 

ROSSINI

Ária “Largo al Factotum”, da ópera “O Barbeiro de Sevilha”

DESENHO – TOM E JERRY

The Cat above and the Mouse Below (1964)

 

LISZT

Rapsódia Húngara No. 2

DESENHO – TOM E JERRY

“The Cat Concerto” (1946)

PERNALONGA

“Rhapsody Rabbit”

PICAPAU

“Convict Concerto”

 

FRANZ VONAbertura manhã, tarde e noite em VienaDESENHO – PERNALONGA

Baton Bunny(1959)

 

DUKAS

O aprendiz de Feiticeiro

DESENHO – MICKEY MOUSE

Fantasia (Walt Disney, 1940)

 

BIZET

Carmen – Suíte N. 1 – Prelúdio

DESENHO – TOM E JERRY

“Carmen – Get it!” (1962)

 

PONCHIELI

Danza delle ore (“Dança das horas”)

DESENHO – BALÉS DOS AVEZTRUZES

Fantasia (Walt Disney, 1940)

 

HÉROLD

Abertura “Zampa ou la fiancée demarbre”

DESENHO – PICA PAU

“Crazy concerto” (1954)

 

Gostou?

Acesse também a oficina “Apreciar e conhecer música“, deste banco.

Obs: Os links informados na oficina foram visitados em 1º de setembro de 2015, às 17h.

Participe

Eu fiz assim…

Você já realizou esta oficina?
Nos comentários abaixo, conte para nós: o que deu certo? O que precisou ser modificado? O que foi ampliado? Ajude a plataforma a aprimorar o Banco de Oficinas!

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 0 comentário(s)