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  • O que éO que é

    Jogo colaborativo.

  • PúblicoPúblico

    Adolescentes e jovens.

  • MateriaisMateriais

    Esparadrapo ou fita adesiva hospitalar (se possível) ou fita adesiva comum, bola inflável de borracha ou plástico, maior e mais leve que a utilizada normalmente na prática esportiva escolhida, rede de vôlei (ou algo que a substitua).

  • EspaçoEspaço

    Na quadra.

  • DuraçãoDuração

    Um encontro de 1h30min

  • FinalidadeFinalidade

    Desenvolver atitudes de cooperação.

  • ExpectativaExpectativa

    Interagir com outro para objetivos comuns; sentir-se pertencendo a uma equipe.

Na prática

voleiemdupla

Como desenvolver?

Relembre ao grupo, se necessário, as regras do vôlei.

Divida o grupo em duplas, por sorteio ou negociação entre pares.

Convoque os membros de cada dupla a se juntarem: eles deverão jogar de mãos dadas.

É importante que, nesse momento de constituição das duplas, você ajude cada dupla a decidir quem jogará com a mão esquerda e quem jogará com a direita, porque as mãos unidas dos dois jogadores não podem ser utilizadas.

Com essas duplas, constitua duas equipes que tomarão parte no jogo. É importante salientar que cada dupla deve ser contada como se fosse um só jogador, pois é assim que irá atuar.

Explique o funcionamento das duplas e estabeleça as regras dessa competição.

Uma das duas equipes sorteadas dá início ao jogo com o saque inicial. A outra equipe recebe a bola e precisa dar um passe interno antes de enviar a bola para o outro lado da rede.

A equipe que recebe a bola, agora deve dar dois passes internos antes de enviar a bola de volta para a equipe adversária. E assim por diante, aumentando o número de passes a cada recepção da bola.

Fará um ponto a equipe que conseguir chegar aos cinco passes internos. Perderá um ponto a equipe que deixar a bola cair antes de completar o número de passes internos da rodada. Perderá também um ponto a equipe em que alguma dupla tocar a bola com as mãos atadas. Quando qualquer uma dessas situações ocorrer, o jogo recomeça com um novo saque.

A primeira equipe que completar cinco pontos será declarada vencedora, e as duplas devem ser refeitas para compor as novas equipes, para novas rodadas.

Hora de avaliar

Para avaliar, verifique se as equipes foram capazes de dar os passes internos e externos. Isso porque deve haver colaboração interna (entre as duplas de cada equipe) e externa (entre uma equipe e outra), pois só há pontuação quando uma das equipes chegar a cinco passes internos. Assim, as duas equipes que disputam devem ter sido capazes de perceber que, mesmo quando há competição, devem trabalhar juntas, colaborativamente,  para atingir o objetivo. Com isso, você mede o grau de competitividade e de colaboração entre as equipes.

Ao longo da partida, as equipes devem ir percebendo que o jogo só prossegue quando elas forem capazes de equilibrar competição e colaboração. Senão, o jogo será sempre interrompido.

Ao final de cada rodada, você pode conversar com os jogadores, para que expliquem como se sentiram jogando “grudados” um no outro, o que foi difícil nessa situação e por quê, como a dupla teve de se organizar para conseguir realizar e receber os passes.

Se quiser, registre por escrito uma síntese das observações do grupo.

Para ampliar

O que mais pode ser feito?

O jogo pode ter variações na forma de pontuar as equipes.

Além disso, você poderá propor essa estratégia do jogo em duplas para outros esportes coletivos, como basquete ou futebol.

Lembre-se de que apenas as mãos das duplas devem ser unidas, pois, para esportes de velocidade (em que os jogadores correm pela quadra), cada membro da dupla deve poder movimentar livremente as pernas com segurança.

Outra estratégia possível é a formação de trios ou quartetos de jogadores, aumentando ainda mais o grau de dificuldade da estratégia.

Gostou?

Acesse também a oficina “Um vôlei para muitos”, deste banco.

 

 

 

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