O Programa

Criado em 1995, em um contexto de mudanças sociais na perspectiva da garantia de direitos – com a promulgação da Constituição Federal brasileira e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) –, o Prêmio Itaú-Unicef busca identificar, reconhecer e estimular parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas no desenvolvimento de projetos socioeducativos que contribuam com as políticas públicas de Educação Integral para crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Cada edição do Programa compõe-se de dois anos, sendo o primeiro ano de premiação e o segundo, de formação. O objetivo é reconhecerestimular e dar visibilidade ao trabalho em parceria de OSCs e escolas públicas, para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros e oferecer processos de formação para agentes públicos com intuito de apropriar metodologias de avaliação.

Além disso, o Prêmio busca mobilizar a sociedade civil para a importância de sua participação no desenvolvimento de ações que promovam a educação integral.

Premiação

Nos anos ímpares, o Programa analisa, seleciona, avalia e premia projetos desenvolvidos por organizações em parceria com escolas públicas, mobilizando e dando visibilidade a diversas ações socioeducativas inovadoras e transformadoras. O processo todo tem duração de aproximadamente oito meses, desde o início das inscrições até o evento de premiação.

Formação

Durante os anos pares, as ações são centralizadas na formação de educadores e gestores das organizações e de escolas públicas participantes do Prêmio, de agentes públicos e de diversos segmentos da sociedade envolvidos com a garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Os processos formativos contam com ações presenciais e a distância (EAD).

ONGs e Escolas: Olhares que Tecem uma Educação Integral

O vídeo, produzido pelo Prêmio Itaú-Unicef, apresenta percepções de crianças e adolescentes em relação às atividades das quais participam em organizações e traz relatos de gestores e técnicos de ONGs sobre o trabalho realizado em conjunto com escolas públicas.

Iniciativa
Marca da Fundação Itaú Social Marca da Unicef
Coordenação Técnica
Marca da CENPEC
Parceria
Marca da Futura Marca da CONGEMAS Marca da UNDIME
Apoio
Marca da CONSED Marca da Todos Pela Educação