Sobre a Plataforma

Idealizada pela Fundação Itaú Social e sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Plataforma Educação&Participação foi criada para ser um ambiente digital de mobilização, formação e produção colaborativa de conhecimento sobre a educação integral com base em ações, práticas e metodologias dos programas Prêmio Itaú-Unicef, Jovens Urbanos e Políticas de Educação Integral.

Buscando colocar as temáticas referentes à educação integral no centro dos debates e das reflexões, a Plataforma pretende ser uma referência a educadores, professores, gestores e demais profissionais que se dedicam a garantir o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, a partir da perspectiva da educação.

Na Plataforma você encontra textos, entrevistas, reportagens, vídeos, publicações, oficinas e temáticas, materiais multimidiáticos, que dão suporte formativo a ações e estudos sobre educação integral.

O ambiente também reúne uma série de funcionalidades que incluem interação entre os participantes cadastrados,recebimento de conteúdos personalizados de acordo com o interesse, marcação de eventos para participar, e o mural de Experiências Compartilhadas, que apresenta experiências de educação integral de pessoas que atuaram e/ou trabalham com os três programas.

Há também na plataforma um mapa de instituições de educação integral. Nele, organizações da sociedade civil, escolas e secretarias ligadas aos programas possuem suas páginas personalizadas com informações sobre sua atuação, histórico e ações.

Com todas essas oportunidades de formação e interação, a Plataforma Educação&Participação busca fortalecer uma rede pela educação integral por meio da promoção de trocas de experiências, mobilização e produção colaborativa do conhecimento.

Saiba mais sobre as funcionalidades e objetivos da plataforma, assista ao vídeo:

Educação integral com participação social

Presente na agenda da educação no Brasil, a educação integral busca garantir o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em sua integralidade, propiciando múltiplas oportunidades de aprendizagem por meio da ampliação de tempo e do acesso a cultura, arte, esporte, ciência e tecnologia.

Embora não haja uma maneira única de desenvolver ações e políticas de educação integral, a Plataforma Educação&Participação acredita que não há educação integral sem a participação social, ou seja, sem que a família, o Estado, as organizações e outros setores da sociedade participem da construção de um território educador. Assim, crianças, adolescentes e jovens podem ter seus direitos garantidos em sua integralidade.

Temática - Educação Integral: um conceito em busca de novos sentidos - Saiba mais sobre o conceito, a trajetória e a importância da educação integral no Brasil, clique aqui.

Rede pela Educação Integral

Interação com outros atores da educação integral, recebimento de conteúdo personalizado, participação de eventos. Esses são alguns dos benefícios dos participantes da plataforma Educação&Participação. Faça parte dessa grande rede pela educação integral no Brasil.

Participe da nossa rede!

 

Equipe da Plataforma Educação&Participação

INICIATIVA
FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL
Vice-Presidente de Programas Sociais – Fabio Colletti Barbosa
Superintendente – Angela Dannemann
Gerente de Educação – Patricia Mota Guedes
Coordenadora de Projeto – Fernanda Fragoso Zanelli
Gestor de TI – Milton Dias Freitas Junior

COORDENAÇÃO TÉCNICA
CENPEC – CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA
Presidente do Conselho Administrativo – Maria Alice Setúbal
Superintendente – Anna Helena Altenfelder
Coordenadora técnica – Maria Amabile Mansutti

EQUIPE DA PLATAFORMA
Responsável pelo Núcleo de Tecnologia e Educação – Adriana Silvia Vieira
Coordenadora da Plataforma – Márcia Coutinho R. Jimenez
Gestora de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Thais Iervolino
Responsável pela educação a distância – Claudia Charoux
Jornalista colaborador – João Marinho
Jornalista colaborador – Vanessa Nicolav
Webdesigner – Thiago Luís de Jesus
Estagiário – Suélio Victor Reis Nunes e Silva
Administrador Moodle – Evandro Braga Teodoro

RESPONSÁVEIS PELOS PROGRAMAS
Prêmio Itaú-Unicef – Nazira Arbache
Jovens Urbanos – Wagner dos Santos
Políticas de Educação Integral – Alexandre Isaac

Iniciativa
Marca da Fundação Itaú Social
Coordenação técnica
Marca da CENPEC