Voltar
Temáticas da educação integral

Itinerário para as juventudes: educação integral e Ensino Médio

Um itinerário é um convite para percursos. Nesse ambiente vamos compartilhar alguns materiais formativos elaborados com base na assessoria do Programa Jovens Urbanos à Secretaria de Educação de Minas Gerais. Seta para baixo

Um pouco mais sobre essa parceria...

Em 2017, o Programa Jovens Urbanos entra em seu terceiro ano de assessoria à Secretaria de Educação de Minas Gerais. As atividades desenvolvidas são baseadas em uma concepção de educação integral para as juventudes.

Diversas escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais compõem o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, organizadas em seis polos distribuídos por todo o estado. Elas receberão, direta ou indiretamente, as intervenções do Programa Jovens Urbanos.

As ações no escopo dessa parceria concentram-se em formações nas quais participam gestores públicos  e profissionais de escolas do Ensino Médio. Também serão realizados planos de escuta jovem nas escolas para reconhecer anseios, proposições e projetos estudantis como elementos de integração curricular.

Outra ação em destaque é a sistematização de experiências e conhecimentos, por meio da produção escrita e audiovisual, que resultará em duas publicações e vídeos formativos sobre juventudes, educação integral e temas relacionados. Tais produções poderão ser conferidas aqui neste espaço. São materiais destinados à disseminação de metodologias e práticas de trabalho com as juventudes. Fica aqui o convite para que acessem os materiais e conheçam o desenho de novas trilhas de práticas e saberes.

Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais: parte I – concepções e metodologias 

 

Esse livro é um instrumento de disseminação de concepções e metodologias de trabalho com as juventudes, considerando o contexto particular do Ensino Médio Integral. É resultado de uma parceria entre a Fundação Itaú Social, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Orientado pelas metodologias do Programa Jovens Urbanos em diálogo com as políticas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, o livro oferece algumas trilhas de saberes e práticas para a educação integral de jovens, delineando a primeira parte de um itinerário para uma escola transformadora.

Clique aqui para fazer download!

Fragmentos do Livro

Selecionamos alguns fragmentos desse livro itinerário.

Aqui você pode acessar e baixar materiais com sugestões de atividades para o trabalho direto com os jovens de sua escola.

Ciclos da produção do conhecimento

A atividade “Refletindo sobre as questões raciais no Brasil” exemplifica a articulação dos verbos explorar, experimentar, produzir e expressar, que compõem os ciclos da produção do conhecimento juvenil. Inspire-se!

Como organizar um plano participativo?

O plano participativo é uma importante estratégia de escuta e validação das “ideias jovens”. Aqui, você acessa materiais que podem ajudá-lo a tornar esse encontro ainda mais potente.

Mapas feitos à mão: cartografias do território

Proposta de atividade lúdico-criativa com o objetivo de apreender as relações dos jovens com os espaços e os equipamentos de seu território.

A formação de profissionais

Três atividades formativas para educadores tematizam a concepção de juventudes, a escuta e a vivência dos verbos explorar e experimentar. Confira!

Pomar das percepções: cartografias pessoais

Proposta de atividade lúdico-criativa com o objetivo de estimular os jovens a construírem redes de sentido para as vivências propiciadas pelas intervenções em suas escolas. Essa atividade pode ser desenvolvida como uma estratégia de escuta singular!

Em breve vídeos

Aqui você encontrará vídeos sobre diversas temáticas na perspectiva da educação integral. Esses materiais buscam apoiar, principalmente, educadores e gestores que trabalham com a educação de jovens. Os vídeos foram produzidos levando em conta a implantação do Ensino Médio Integral e Integrado em Minas Gerais, além dos marcos conceituais do Programa Jovens Urbanos.

Créditos

Concepção do ambiente Juliana Gonçalves, Equipe Jovens Urbanos. Colaboração de Renata Alencar
Design e diagramação do ambiente Ana C. Bahia, Karine Oliveira, Thiago Luis de Jesus
Livro: Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais Iniciativa: Fundação Itaú Social e Secretaria de Educação de Minas Gerais Coordenação técnica: Cenpec e Programa Jovens Urbanos

Faça um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Total de 1 comentário(s)

  •    Mauricio  em 
         Educação&Participação respondeu em 
Iniciativa
Marca da Fundação Itaú Social
Coordenação Técnica
Marca da CENPEC